sexta-feira, 6 de julho de 2012

Prefeitura de Itapetinga Entrega Mais 500 casas Através do “Minha Casa Minha Vida”.


O município de Itapetinga recebeu na manhã desta sexta-feira, (06/07/12) o Governador do Estado Jaques Wagner para Inauguração do Residencial Moacyr Moura, na Nova Itapetinga. O Governador da Bahia foi recepcionado pelo prefeito de Itapetinga, Primeira Dama, Cida Moura, além de vários prefeitos da região, vereadores, secretários e demais autoridades. Os Deputados, Marcelo Nilo e Rosemberg Pinto, o Senador Pinheiro, o Superintendente da CEF, Dr. José Ronaldo Maia, entre outras representantes da Caixa, prestigiaram o momento.
A solenidade foi marcada por muita emoção. A Fundação Movimento de Corais Cantos das Artes, regida pela Prof. Leniza Santos realizou uma belíssima apresentação de recepção ao Governador, que recebeu das mãos da Primeira Dama, Cida Moura uma cesta com produtos da COOLEITE (Cooperativa dos Produtores de Leite de Itapetinga) em agradecimento aos investimentos realizados no município.
 Através da atual administração foram firmados convênios para a construção de 1.614 unidades habitacionais, sendo que 550 foram entregues ano passado, (Residencial 12 de Dezembro e Vila Santana), a construção de mais 614 será iniciada nos próximos meses. Nesta oportunidade quinhentas famílias concretizaram a realização do sonho da casa própria, ganhando novo endereço no mais novo Residencial da cidade que recebeu o nome de Moacyr Moura, uma justa homenagem ao filho de Algeziro Moura e Rosa Yamune Moura, que nasceu em 24 de abril de 1912 em Porto Seguro, Bahia, onde viveu quando jovem e foi comerciante. Passou um tempo na cidade do Prado, onde possuía estaleiro e trabalhou na construção de barcos ao lado do seu pai. No ano de 1932 casou-se com Maria José Moura, vindo para Itapetinga em meados de 1942, onde se firmou com pecuarista. Proprietário da Fazenda Altamira, Moacir Moura, foi responsável pela criação do primeiro pasto na cidade, sendo um dos desbravadores de Itapetinga. Com sua simplicidade e discrição, deu sua contribuição na implantação de instituições como a Telebahia, Etimisa, o Frigorífico, na fundação de clubes sociais e realizações de exposições agropecuárias.
Homem humilde, de poucas palavras e grandes atos.  No ano de 1952 adotou com seis meses de vida o sobrinho José Carlos Moura, porém foi grande responsável pela educação e criação dos seus sobrinhos: Beatriz, Zenóbio, Floraci, Maria José, Marise e Roberto, irmãos do seu filho adotivo.
Por motivos familiares viveu os últimos anos de sua vida, entre Itapetinga e Rio de Janeiro. Faleceu em 28 de julho de 2004, deixando um legado de vida integra e na saudade o Filho José Carlos Moura, a nora, Cida Moura, netos, Amanda e Moacir, familiares, amigos e a esposa Maria José, que faleceu quatro anos depois. Moacir Moura completaria em abril deste ano 100 anos.
Em sua vista o Governador destacou a alegria de poder compartilhar de um momento tão importante de centenas de famílias baianas, “Estamos passando por vários municípios e desta vez, graças a Deus aqui em Itapetinga, e vendo a chuva chegar para melhorar a situação da seca, e podendo entregar esse bem tão sagrado que é a casa própria para pessoas humildes, gente que talvez se não fosse através do Minha Casa Minha Vida não conquistaria sua residência. Hoje são mais quinhentas para esta cidade que é referencial, é pólo da região”, salientou Jaques Wagner.
No final da solenidade as empresas responsáveis pela obra, Gráfico Empreendimentos e Cubo, realizaram o sorteio de 12 itens entre os novos moradores do residencial e entregaram uma casa totalmente mobiliada a D. Gene que foi contemplada através de sorteio.

Nenhum comentário: